INÍCIO NOSSA LOJA INFORMATIVOS CALENDÁRIO EVENTOS FOTO GALERIACONTATO E LOCALIZAÇÃO
 
 
Nossa Loja

Fundada em 24 de Junho de 1996 sob os auspícios da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.
Reuniões às 2ª Feiras, às 20:00 horas, integra o 1º Distrito da 14ª Região Maçônica

Entidades mantidas pela Loja:

  • Fraternidade Dª Lucy de Castro Rodrigues Tamm
  • Serviços de Assistência Social – SAS (www.sassaojoao.com.br)

Em meados do ano de 1995 diversos Irmãos, membros ativos da A.: R.: L.: S.: Presidente Roosevelt – n° 75 do Or.: de São João da Boa Vista, já, em conversas reservadas entre um e outro, manifestavam seu desejo de seguirem seu próprio destino dentro da Ordem. Avolumaram-se as convergências e começou a ser formado o grupo que, por opinião semelhante, originou o embrião da Loja por eles sonhada.

No primeiro semestre do ano de 1996 o grupo formado pelos Irmãos Alexandre Martins Figueiredo, Antonio Carlos Capretz, Antonio Celso Moraes, Catulino Carlos Sims, Flávio Aprígio Lisboa, José Rabelo Vilela Junior, Luis Esteves Mansanares e Sérgio Luís de Souza, já mantinham reuniões periódicas onde tentavam dar forma e destino à vontade de todos. Por esta ocasião, o Irmão adormecido Carlos Alberto Scatena Rinaldi, iniciado também na Loja Presidente Roosevelt, que por motivos profissionais havia se transferido de Loja e de Oriente, e, de retorno a São João da Boa Vista foi convidado a participar das reuniões.

Deliberando a respeito do nome da futura Loja, detiveram-se em Acácia da Mantiqueira, Acácia de São João e Acácia Sanjoanense. Nesse ínterim, por sortilégio do destino, em 20 de abril de 1996, veio a falecer o pai do Irmão Luis Esteves Mansanares, o também Irmão Luis Esteves Rubinho, fundador e membro ativo da A.: R.: L.: S.: Presidente Roosevelt. Maçom provecto, Delegado do Grão Mestre Orfeu Paraventi Sobrinho, conhecido e respeitado pelas Lojas da região, de comum acordo o grupo resolveu agraciar a nova Loja, dando-lhe seu nome.

Em 24 de junho de 1996, dia de São João, aqueles Irmãos solicitaram seus quites-placets para o fim específico de Fundação de Loja, assinaram a Ata de Fundação sob a presidência do Irmão Catulino Carlos Sims, maçom mais antigo, e enviaram o pedido à GLESP. Em 29 de Agosto o Ser.: Grão Mestre Santo Taricano, transcorridos e satisfeitos todos os tramites legais, houve por bem autorizar a Fundação, outorgando à Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luis Esteves Rubinho n° 481 sua carta Constitutiva Provisória, tendo como data de fundação o dia 24 de Junho de 1996 e nomeando como Venerável Mestre provisório o Irmão Flávio Aprígio Lisboa.

No intervalo entre o pedido de Fundação e a outorga da Carta deu-se a primeira aquisição da nova Loja: o Irmão Ricardo Silz, oriundo de São Paulo e em processo de filiação na A.: R.: L.: S.: Presidente Roosevelt, solicitou a transferência da documentação para a Loja então fundada e veio a filiar-se em 09 de Setembro de 1996, tendo a cerimônia sido celebrada do Templo da A.: R.: L.: S.: Templários da Justiça n° 482, do GOB, que, por deferência especial aos Irmãos da Luis Esteves Rubinho, havia cedido seu Templo para as reuniões semanais.

Já em plena atividade, contando com a efetiva colaboração de diversos Irmãos da cidade para compor a Loja, deram início ao trabalho de garimpagem de novos membros com o objetivo de efetivar a consolidação da Loja bem como a prospecção de terreno para a construção do Templo, executando desde a época já diversos eventos visando angariar fundos para fazer frente à edificação.

Sob a presidência do Ir.: Flávio Aprígio Lisboa, em 06 de dezembro de 1996, através da Lei Municipal 477, na gestão do Sr. Joaquim Campos Simião, foi doado pela Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista um terreno de 950 m² no Parque dos Jequitibás destinado à construção da sede da Loja.

Em 05 de maio de 1997, tendo até então iniciados os Irmãos José Alfredo Junqueira Valim, André Luiz Hentz, Antonio Alfredo Ulian, Antonio Cézar Valdo e Roberto Poiano, e atingido o número regulamentar de 15 membros, foi solicitada a Carta Constitutiva Definitiva, concedida em 26 de Junho do mesmo ano. Concretizada a doação do terreno através de escitura pública durante a gestão do Sr. Laert de Lima Teixeira, o Ir.: Alexandre Martins Figueiredo, então presidente, intensificou, no segundo semestre de 1997, a realização de eventos com o objetivo de fortalecer o caixa da Loja para a construção.

O segundo semestre de 1998, sob a presidência do Ir.: Luis Esteves Mansanares, com o projeto de 480 m² sido elaborado pelo Ir.: Joaquim Augusto Azevedo Costa e Mello, renomado arquiteto, deu-se início à construção da sede física do Templo, tendo a Loja Luis Esteves Rubinho em caixa a quantia de R$ 6.800,00 (seis mil e oitocentos reais), equivalentes na época a 1.000 sacos de cimento.

No segundo semestre de 1999, sob a gestão do Ir.: Carlos Alberto Scatena Rinaldi, foram executada a primeira laje e levantadas as paredes do piso superior, houve-se por bem paralisar a construção e retomá-la após reforço do caixa, zerado nesta época.

Após a eleição do Ir.: Sérgio Luis de Souza para a presidência da Loja, foram reiniciadas as obras do Templo, com a efetiva participação de vários IIr.’. e voluntários.

Após quase 3 anos de luta, contando com o trabalho e obstinação de todos, e com ajuda de diversas Lojas e Irmãos da Região, em 04 de Fevereiro de 2001, ainda sob presidência do Irmão Sérgio Luiz de Souza, foi realizada a primeira reunião no Templo provisório situado na Rua Custódio Ribeiro Borges n° 180. Após mais um ano de luta, se concretizou o sonho de todos, em 11 de abril de 2002 foi Sagrado o Templo da A.: R.: l.: S.: Luis Esteves Rubinho.

Realizada a parte material da construção, foi eleito o Ir.: Antonio Alfredo Ulian para a presidência com o objetivo de consolidar a Loja sob sua gestão foram iniciados 9 novos irmãos, e filiados mais 2, dando inicio os trabalhos visando concretiza os objetivos da Fraternidade Dna. Lucy de Castro Rodrigues Tamm, entidade beneficente criada pela Loja para apoiar sua atividades de benemerência Foi também implementado o trabalho de aproximação com as Lojas da região, tendo sido levadas a cabo sessões conjuntas com a A.: R.: L.: S.: Estrela Caldense, do Or.: de Poços de Caldas – MG. e A.’.R.’.L.’.S.’. Presidente Roosevelt deste Or.’. Nesta gestão conclui-se integralmente as obras do Templo: pintura externa, pintura do salão de festas, comunicação visual e armário para copa e cozinha. Foram realizadas também 2 sessões brancas de palestra com o objetivo de a ordem da sociedade profana.

Galeria dos Fundadores
(Ordem Alfabetica)
Alexandre Martins Figueiredo
Antonio Carlos Capretz
Antonio Celso Moraes
Carlos Alberto Scatena Rinaldi
Catulino Carlos Sims
Flávio Aprígio Lisboa
José Rabelo Vilela Junior (in memorian 18/06/48 - 02/03/04)
Luis Esteves Mansanares
Ricardo Silz
Sérgio Luis de Souza

Galeria de Past Masters
1996 – Flávio Aprígio Lisboa
1997 – Alexandre Martins Figueiredo
1998 – Luis Esteves Mansanares
1999 – Alexandre Martins Figueiredo
2000 – Carlos Alberto Scatena Rinaldi
2001 – Sérgio Luis de Souza
2002 – Sérgio Luis de Souza
2003 – Antônio Alfredo Ulian
2004 – Antônio Alfredo Ulian
2005 – Edmilson Cardoso
2006 – Edmilson Cardoso
2007 – Antonio Alferdo Ulian
2008 – Francisco de Assis Geremias
2009 - Francisco de Assis Geremias
2010 - Geraldo Ferreira da Cunha
2011 - Geraldo Ferreira da Cunha

 
 
Últimas Galerias
 
 

22/06/2015
Sessão Magna de Posse José Carlos Guilgim

05/03/2015
Visita ao Sereníssimo G.:M.: da GLESP

26/07/2014
Treinamento 14º Região Maçônica

31/03/2014
Palestra Ir.: Adriano da A.:R.:L.:S.: Cavaleiros de Aço nº655
 

Fundada em 24 de junho de 1996 sob os Auspícios da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo
Rua Custódio Ribeiro Borges, 180 - Jequitibas - São João da Boa Vista-SP | Ver Mapa
Fone: 19 3631-0481 | E-mail: contato@luizestevesrubinho.com.br

©2017 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Dg3 Comunicação